Informática
1ª) A função de somar quando se giravam os discos interligados.
2ª) A máquina de Charles Babbage ficou conhecida como “pai do computador moderno”, pelo fato de ser possível programá-la.
3ª) Os transistores tem uma velocidade mais elevada, aquecimento mínimo, pequeno consumo de energia, mais confiável, com capacidade de cálculo em microssegundos e cem vezes menores em relação ás válvulas.
4ª) Primeira Geração: O seu uso restrito para funções de cálculo, a necessidade de serem reprogramados a cada tarefa, sofriam de um elevado aquecimento, funcionavam através de circuitos eletrônicos e válvulas, grande consumo de energia e custos elevados.
Segunda Geração: Substituiu as válvulas eletrônicas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.
Terceira Geração: Os transístores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados, o que provocou uma diminuição de tamanho, conseguiu-se uma maior capacidade de processamento, os componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único chip, mais rápidos com um consumo de energia baixíssimo e com um menor custo.
Quarta Geração: É caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanosegundos. A evolução dos circuitos integrados passou para a de circuitos eletrônicos de larga e larguíssima escala. A construção de processadores recorrendo a esse tipo de circuitos representou outra geração na história dos computadores. É a partir deles que surgem os softwares integrados, processadores de texto, planilhas electrónicas, gerenciadores de banco de dados e de comunicação.
Quinta Geração: De acordo com teóricos, uma das principais características dessa geração é a simplificação e miniaturização do computador, além de melhor desempenho e