Informática
Introdução
Veremos a seguir a historia da IBM, todos seus avanços durante os anos e seus produtos. Foi a IBM que criou uma forma para ver mais de perto o crescimento populacional. Por perfurações adequadamente distribuídas em fitas de papel. Se não fosse pela IBM não teríamos uma contagem mais exata. Hoje em dia tudo está diferente e mais aprimorado.
História
No final do século XIX, nos Estados Unidos, o estatístico Herman Hollerith idealizou uma solução eficiente para o censo de 1890. Hollerith concebeu diversas máquinas elétricas para a soma e contagem de dados, os quais eram representados sob a forma de perfurações adequadamente distribuídas em fita de papel.
Através dessas perfurações, estabeleciam-se circuitos elétricos e os dados que elas representavam podiam, então, ser computados de forma uma rápida e automaticamente. Com esse processo, os Estados Unidos puderam acompanhar de perto o crescimento de sua população. Os resultados do censo de 1890 foram fornecidos três anos depois e com isso, fez-se uma economia de vários anos de trabalho.
Em 1896, Hollerith criou uma espécie de cartão, assim as fitas de papel seriam descartadas. Em 1914 Thomas J. Watson assumiu a presidência da organização. Na época a CTR contava com menos de 1400 funcionários. As constantes pesquisas de engenharia resultaram na criação e no aperfeiçoamento de novas máquinas de contabilidade. Pouco antes do ano de 1924, o número de funcionários tinha crescido muito e seus produtos ganhavam mais qualidade, surgindo assim novas maquinas. No ano de 1924, no mês de fevereiro a CTR mudou seu nome para International Business Machines, ou seja, a IBM.
Hoje, os sistemas eletrônicos de processamento de dados têm fundamental importância nas atividades de exploração espacial, produção e aproveitamento de energia nuclear e em inúmeros outros campos