Informática
Embriologia e Histologia Uncategorized Deixe um comentário
Divisão Celular
Mecanismo de duplicação celular, dando origem a outras células. A célula que está se dividindo é chamada célula mãe, as novas células, que são geradas a partir da célula mãe, são as células filhas.
Intérfase
Corresponde a um período entre duas divisões celulares, onde a célula encontra-se em grande atividade metabólica. Durante a intérfase ocorre a duplicação do DNA. A interfase se subdivide em três fases chamadas: G1, S e G2.
-A fase G1 é a que vem logo depois da mitose, nela ocorre a síntese de RNA e de proteínas, com recuperação do tamanho celular que foi reduzido a metade na mitose.
-Na fase S ocorre a síntese do DNA e duplicação dos cromossomos e centríolos.
-Na fase G2 as células acumulam energia para ser usada durante a mitose.
-As células do tecido que não se renovam saem do ciclo celular e entram na fase G-zero.
Processos da divisão celular: mitose e meiose
Mitose
Processo de divisão celular, caracterizado pela duplicação de todos os componentes celulares e pela distribuição uniforme desses elementos nas células filhas.Na mitose uma célula original 2n, dá origem a duas células filhas também 2n. São idênticas entre si e idênticas à célula original, pois conservam o mesmo número de cromossomos. A mitose se divide em quatro fases: prófase, metáfase, anafáse e telófase.
A mitose garante a reprodução dos organismos unicelulares e o crescimento por aumento do número de células dos organismos pluricelulares. Atua também na renovação tecidual e na regeneração. A mitose permite o crescimento do indivíduo, a substituição de células que morrem por outras novas e a regeneração de partes lesadas do organismo.Imagem
Prófase
As características da primeira fase da mitose são: começo de condensação da cromatina; cromossomos com duas cromátides; desaparecimento do nucléolo; duplicação do centro celular e