Informática
1. Introdução
O IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) define rede de área local
(LAN) como um sistema de comunicação de dados que permite que vários dispositivos independentes comuniquem directamente uns com os outros, numa área geográfica de tamanho moderado através de um canal de comunicações com uma velocidade moderada. Os recursos de uma rede são: computadores, periféricos, meios físicos (cabos ou outros), e dispositivos de ligação. Os dispositivos de ligação são dispositivos que permitem efectuar a ligação aos meios físicos (placas de rede) e também a ligação entre segmentos de rede de rede (tais como repetidores e bridges). Todas as redes exigem uma forma de endereçamento de forma a distinguir os dispositivos uns dos outros. Há dois tipos de endereçamento, que operam em camadas diferentes do modelo OSI: o endereçamento de hardware e o endereçamento lógico. O endereçamento de hardware são os seis bytes de media access control (MAC) gravados permanentemente nas placas de rede (por exemplo: F2-06-F8-7C-C7-E1). O endereço de hardware também é conhecido por endereço físico ou endereço Ethernet. Este tipo de endereçamento opera na camada 2 do modelo OSI (camada de dados). O outro tipo de endereçamento opera na camada 3 do modelo OSI (camada de rede) e também é conhecido por endereçamento lógico ou endereçamento IP.
2. Formatos de transmissão
Há dois formatos de transmissão usados em redes de computadores: baseband e broadband. Estes formatos determinam como é que vários dispositivos de comunicação podem partilhar um único meio de transmissão. A partilha de um único meio de transmissão é chamada multiplexagem.
O formato de transmissão baseband utiliza sinais digitais, isto é, impulsos com níveis discretos. Este formato utiliza o meio de transmissão como um meio para um simples canal, isto é, apenas uma estação pode transmitir de cada vez e todas as estações têm que transmitir e receber o