Informática e seus efeitos
Computador, como definido pelo dicionário Brasileiro Globo, é “Aquele que faz contas”. É com esse principio que eles foram inventados há, mas de 7mil anos atrás, ao contraio do que parece ele não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas teve uma grande evolução nos últimos 60 anos até chegarem o que são hoje.
Ábaco, a primeira calculadora da história
Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia. . Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos.
Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão, etc. Cada um destes povos possui uma versão de específica desta máquina, entretanto, preservando a sua essência original. Seu nome roma antiga era "Calculus", termo de onde a palavra cálcuo foi derivada.
Como usar: É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contém pequenas bolas que realizam a contagem
Régua de Cálculo
Logo, em 1638, depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred , criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes. A base de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos, realizadas pelo escocês John Napier.
Até este momento, a multiplicação de números muito grandes era algo muito trabalhoso e demorado de ser realizado. Porém, Napier descobriu várias propriedades matemáticas interessantes e as deu o nome de logaritmos. Após, disso, multiplicar valores se tornou uma tarefa mais simples.
Como usar: O mecanismo do William era consistido de um régua que já possuía uma boa quantidade de valores pré-calculados, organizados em forma que os resultados fossem acessados automaticamente. Uma espécie de ponteiro indicava