informática de rede
EnEnglish
EsEspañol
Home Comentários Em Debate Tutoriais Imprensa RH Guia de Sites Calendário Quem Somos
Glossário
News
Seção: Tutoriais Banda Larga Redes de Computadores: Topologia A topologia refere-se ao “lay-out físico” e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. Os pontos no meio onde são conectados recebem a denominação de nós, sendo que estes nós sempre estão associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede.
Figura 2: Intranet Várias são as estratégias de topologia, embora as variações sempre derivem de três topologias básicas que são as mais freqüentemente empregadas (ROSS, Julio [s.d]). A topologia de uma rede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nodos é um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usuário de recursos, ou uma combinação de ambos (ROSS, Julio [s.d]). São apresentadas a seguir algumas das topologias típicas de redes. Anel Uma rede em Anel consiste de estações conectadas através de um caminho fechado. Nesta configuração, muitas das estações remotas ao Anel não se comunicam diretamente com o computador central.
Figura 3: Topologia em anel Redes em Anel são capazes de transmitir e receber dados em qualquer direção, mas as configurações mais usuais são unidirecionais, de forma a tornar menos sofisticado os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino. Quando uma mensagem é enviada por um modo, ela entra no Anel e circula até ser retirada pelo nó destino, ou então até voltar ao nó fonte, dependendo do protocolo empregado. O último procedimento é mais desejável porque permite o envio simultâneo de um pacote para múltiplas estações. Outra vantagem é a de permitir a determinadas estações receber pacotes