Informática Básica
Só que as revistas e jornais nem sempre podem analisar o comportamento de seus leitores do mesmo modo que as páginas da internet (em que ponto o leitor perdeu o interesse; qual a próxima página visitada ou se ele escrever uma carta ao editor). Na web, entretanto, ferramentas como o Google Analytics podem dar ótimas ideias sobre quais páginas funcionam bem e quais não. Trata-se de uma ferramenta importante para os editores, que ajuda a distinguir quais textos efetivamente servem ao propósito.
Ao ajustar seu conteúdo, pergunte-se o porquê de seus visitantes chegarem ao seu site e se o conteúdo aborda todos os requisitos. O texto deve ser claro e objetivo, sem ser chato. A chave é conhecer bem seu público na hora de escrever.
Em seguida, observe o comportamento de seus visitantes. O Google Analytics é gratuito e oferece ótimas visões sobre as visitas em seu site, de onde e quando vieram, e ainda mais importante, quando saíram de seu site.
Imagine um blog que não é convincente nem captura a imaginação do leitor. Talvez refazer o texto e o layout, assim como as palavras que acompanham o formulário, possa aumentar as chances do visitante completar a ação que você deseja: preencher um formulário ou simplesmente clicar no botão “Enviar link para um amigo”.
Seja qual for a chamada à ação, garanta que seu leitor não ficará desamparado. A compreensão dos pontos de saída podem ajudá-lo a melhorar seu desempenho e aumentar as taxas de conversão. Você também conseguirá uma otimização geral de seu negócio ao prestar mais atenção ao seu conteúdo.
Você gostaria de criar um blog rentável?
Ou então, você já possui um blog, porém, o mesmo não dá nenhum tipo de retorno financeiro?