Informações gerenciais
O conceito básico de Contabilidade é o de ciência que registra, interpreta e estuda os fenômenos que afetam o patrimînio de uma entidade, organização ou empresa. A contabilidade tem como áreas a Contabilidade Fiscal, Contabilidade Pública, Contabilidade Gerencial, Contabilidade e Auditoria, Perícia Contábil, Análise Econômica e Financeira de Projetos, Contabilidade Ambiental, Contabilidade Atuarial, Contabilidade Social e Contabilidade Agribusiness.
A Contabilidade Gerencial foco de nossa pesquisa, auxilia a administração na otimização dos recursos disponíveis na entidade, através de um controle organizado e estratégico do patrimônio. Dentro da Contabilidade Gerencial existem algumas matérias que são básicas para seu desenvolvimento eficaz. São elas: A Contabilidade Básica se faz necessária, pois, através da mesma será obtido o conhecimento de todo o processo de geração das informações contábeis, desde o que originou a informação, até como controlar e apresentar a mesma. Em outras palavras a Contabilidade Básica proporcionará o conhecimento dos fundamentos da Contabilidade.
É através da Teoria Geral da Contabilidade que iremos entender a ciência contábil e conhecer a profissão, aplicando adequadamente os princípios da contabilidade e suas normas nos registros e controle das variações patrimoniais das empresas. E assim elaborar os relatórios contábeis de acordo com estas e com a Lei das Sociedades por Ações.
A Economia é importante em todas as áreas porque faz girar o mundo. E na Contabilidade Gerencial não é diferente, o Contador tem que estar ciente do que acontece ao seu redor para conseguir tomar decisões que envolvam atividades econômicas mais coerentes, confiáveis e ter uma tomada de decisão correta. Precisa estar atento com a legislação atual. Usa-se Matemática em contabilidade para informar, e depois para analisar os conteúdos da empresa, em números, auxiliando no fechamento algébrico das demonstrações contábeis, entre