Informatização logística
INFORMATIZAÇÃO LOGÍSTICA
Introdução
A entidade americana de profissionais de logística, Council of Logistics Management, define a palavra logística como:
O processo de planejar, implementar e controlar eficientemente o custo correto, o fluxo e armazenagem de matéria- prima, estoques durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a essas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender os requisitos do cliente.
Já para Bowersox e colaboradores (2007, p. 24), a logística refere-se á responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total.
Para ZHAN (1999) a logística é uma técnica que analisa o planejamento do fluxo do material e da informação, pela combinação de máquinas, tecnologia de informação, organização da fábrica e os aspectos econômicos associados para a eficácia nas atividades de movimentação e armazenagem.
Como os clientes estão cada vez mais exigentes, necessitando de produtos e serviços que satisfaçam seus desejos, com rapidez e qualidade, vemos que as ações integradas de informatização logística, surgem como um grande diferencial nas empresas, otimizando os recursos, reduzindo os custos, realizando as entregas nos prazos desejados, obtendo informações em tempo real, fazendo com que estas empresas se destaquem no mercado competitivo.
Segundo BALLOW (1993) um dos fatores mais relevantes ao desenvolvimento dos processos administrativos é a aplicação de tecnologia de informação, proporcionando um grande aumento de eficiência. Tais sistemas abrangem todas as ferramentas que a tecnologia disponibiliza para o controle e gerenciamento do fluxo de informação de uma organização.
Com isso as grandes empresas conscientes que os sistemas de informações é na atualidade uma das principais ferramentas para o