Informatica
João Eduardo P. dos Santos Universidade Estatual de Campinas joaoedu@unicamp.br RESUMO
Este artigo fornece informações sobre a história e uma evolução comparativa entre os processadores AMD e Intel. No dia 1 de maio de 1969, Jerry Sanders e sete amigos fundaram a Advanced Micro Devices, na sala de estar de um dos cofundadores. Em 1975 criaram uma versão de engenharia reversa do processador padrão 8080, que ofereceu uma alternativa competitiva ao mercado e inseriu a AMD no segmento dos microprocessadores. Nesse mesmo ano, a Intel Corporation que é a contração de Integrated Electronics Corporation, empresa multinacional de origem americana fabricante de circuitos integrados, especialmente microprocessador, já estava com seu terceiro microprocessador lançado no mercado o 8080. Foi fundada em 1968 por Gordon E. Moore (um químico e físico) e Robert Noyce (um físico e co-inventor do circuito integrado). Desde então a evolução houve uma gigantesca evolução nos microprocessadores, graças ao avanço técnico da microeletrônica, mas a competição, brigas judiciais, acordos, também fazem parte desse crescimento, que culminou na computação pessoal e acessível.
O CPU tem como função principal unificar todo o sistema, controlar as funções realizadas por cada unidade funcional, e é também responsável pela execução de todos os programas do sistema, que deverão estar armazenados na memória principal.
2.
Em 1976, ano no qual a AMD e Intel assinam seu primeiro acordo de troca de licenças, por meio do qual concordam em licenciar para a outra parte todas as patentes que cada uma das empresas detém. Nessa época a Intel já tinha criado o microprocessador 8085 de 2 MHZ e a AMD tinha um clone do 8080, o antecessor. A partir desse momento começa uma parceria de sucesso que depois vai culminar em uma das maiores competições do mundo da informática.
HISTÓRIA
3. 3.1
Palavras Chave 1.
AMD, Intel, evolução