Informatica
Neste momento iremos apresentar um pouco sobre a evolução dos padrões utilizados nas redes sem fio (Wireless).
802.11 – Primeiro Padrão de rede sem fio
Foi desenvolvida em 1997 pelo IEEE (Instituto de Engenheiros e Elétricos e Eletrônicos). Na época que foi lançado o padrão 802.11 tinha uma baixa taxa de transferência de informação, sendo limitada a 2MB/s. Por este motivo este padrão foi inutilizado rapidamente, sendo substituído por um padrão mais avançado.
802.11b – Padrão que Substituiu o Ultrapassado 802.11
Em 1999, exatamente dois anos após o lançamento do padrão 802.11, um novo padrão foi lançado ao mercado, o 802.11b, ele teve um grande avanço em sua taxa de transferência, passando de 2MB/s a 11MB/s, isto foi de grande valia ao mercado consumidor. Como tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, o 802.11b não podia ficar de fora, seu grande problema era que o mesmo possuía uma frequência próxima a frequência de operação de diversos aparelhos e outros dispositivos tais como, micro-ondas, telefone sem fio, que era cerca de 2,4GHz, o que poderia causar interferência dependendo de onde se encontrava o modem sem fio. Uma vantagem a mais, além da taxa de transferência que foi comentada no início deste texto, era que o mesmo permitia comunicação em distancias consideravelmente grandes.
802.11a – Custo Elevado
Este padrão era superior ao 802.11b em alguns pontos. Estes postos eram eles: Possuía frequência igual a 5GHz, o que eliminava qualquer problema de interferência com outros aparelhos, sua taxa de transferência era altíssima em relação ao padrão já citado, pois o mesmo tinha um limite de transferência de 54 MB/s. Devido a seu alto custo o mesmo não foi tão bem aceito no mercado, sendo utilizado apenas por algumas empresas, e o seu ponto fraco mais característicos era que devido a sua alta frequência de operação, o mesmo tinha uma abrangência de sinal muito baixa,