informatica
A “Informática” ou “ Tecnologia da Informação – TI ” é o tratamento automático de informação por meio da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados, tendo por base o computador.
A história do Processamento Manual da Informação inicia-se com a invenção do primeiro instrumento de cálculo, o Ábaco – surgido na Babilônia por volta do ano
3000 a.C. O Ábaco era constituído por uma armação de madeira onde eram amarradas, de um lado ao outro, fios contendo pequenas pedras calcárias: os Calculis. Aos fios e seus respectivos Calculis, eram atribuídos valores tais como: unidades, dezenas, centenas. O cálculo era processado pelo deslocamento das pedras de um lado para outro, lendo-se então o total acumulado (soma) ou restante (subtração). Esse instrumento de cálculo contribuiu para desencadear o desenvolvimento de novos instrumentos de cálculo.
Em 1642, o francês Blaise Pascal (filósofo cientista) desenvolveu a primeira calculadora mecânica – La Pascaline, como foi chamada. Essa máquina funcionava através de engrenagens de rodas dentadas que levava os dígitos de uma coluna à outra
– realizava somente operações de soma e subtração. Em 1671, o filósofo e cientista alemão, Gottfried Willhelm Von Leibnitz aperfeiçoou a La Pascaline ampliando sua capacidade de operação para multiplicação, divisão e cálculo da raiz quadrada, criando assim a sua Calculadora Universal – através de um engenhoso mecanismo.
Contudo, a maior contribuição de Gottfried para a informática atual foi à descoberta da numeração binária que é à base da eletrônica. Para Gottfried a numeração binária possuía características que permitiam a utilização dos conhecimentos das cargas, pois a numeração binária utiliza dois dígitos para fazer suas combinações e as cargas são duas (positiva e negativa). Por serem diferentes, as combinações da numeração binária possibilitam a utilização das cargas sem confusões.
Inúmeros foram os inventos que