Informatica
Autoria: Daniel Lauro Pinto
O Windows 95 é um sistema operacional gráfico de 32bits, multitarefa preenptiva e plug and play que aproveita melhor os recursos das máquinas de 386 para cima. A arquitetura de 32bits e uma interface totalmente redesenhada para garantir maior facilidade de uso colocam o produto anos-luz do Windows 3.1 e 3.11 para Workgroups que são seus antecessores. Como diferença básica, a versão 95 constitui realmente um sistema operacional, uma vez que não depende do MS-DOS para funcionar . Quem ainda tem programas em DOS e Windows 3.1 ou 3.11 em casa ou na empresa poderá rodá-lo sem problemas dentro do novo ambiente. Naturalmente, essas aplicações de 16 bits não poderão desfrutar os melhores benefícios que a estrutura de 32 bits, mais arrojada, tem a oferecer. De todo modo, mantém-se a compatibilidade.
Segundo a Microsoft, a interface do Windows 95 foi criada tendo como meta atender ao mesmo tempo às necessidades dos iniciantes e dos usuários mais avançados ou profissionais.
Uma vez adotado o Windows 95, a migração para aplicativos de 32 bits torna-se praticamente obrigatória. Embora o sistema operacional Permita a criação de nomes longos de arquivos, com até 255 caracteres, as versões atuais dos programas de 16 bits continuarão a trabalhar com apenas 8 caracteres para nome e 3 caracteres para extensões. As caixas de dialogo abrir e salvar das aplicações para Windows 95 permitem que o usuário execute operações tais como renomear, copiar e excluir arquivos é uma espécie de mini gerenciador de arquivos, tarefa impossível de para os aplicativos de 16 bits. Características desse tipo decorrem das novas capacidades do sistema operacional e são comuns a todos os programas que trazem o selo de compatibilidade com Windows 95.
Com a entrada do Windows 95 alguns programas que são compatíveis com o Windows 3.x não iram rodar na versão de 32 bits, com por exemplo o Fotostaler, CorelDraw 6.0, são 300 software na relação dos