informatica
Bom pessoal, essa dica é uma mão na roda pra quem precisa migrar seu sistema, qualquer que seja ele, para um HD maior ou mais rápido, ou quem sabe até as duas coisas =)
Primeiramente é bom salientar que este sistema de clonagem funcionará com qualquer tipo de sistema de arquivos, FAT, NTFS, HPFS, EXT2 e por ai vai, pois a cópia é feita bit a bit, e por esse motivo a clonagem é perfeita, não importando o conteudo dos HDs.
Em segundo lugar, o HD de origem, deverá ser do mesmo tamanho, ou menor que o HD de destino, senão não será possível fazer a clonagem.
NOTA: Digamos que se tenha um HD de 20 GB e queremos cloná-lo para um de 15GB, neste caso o HD de destino seria menor que o de origem, mais se houver 5 gigas de espaço livre no HD de origem a clonagem poderá ser feita; a grosso modo, usando essa lógica você poderá usar o DD sem problemas, mais fique atento ao tamanho exato dos HDs ;)
Bom, vamos ao que interessa...
Coloque o HD de origem como primary master e o HD de destino como primary slave.
Neste exemplo eu estou usando um CD do Linux KNOPPIX! para fazer o servićo mais você pode usar um HD, com qualquer outra disto de Linux que rola na boa, só que nesse caso o HD de origem teria que estar como primary slave e o destino como secondary master por exemplo.
A posićão dos HDs não é importante, só procure manter o origem antes do destino pra você não se atrapalhar...
Bom, agora vamos a clonagem, com o linux startado, abra o shell e faça isso como root. No shell digite:
dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
Em seguida de enter e aguarde...
O processo é demorado, só para se ter uma base, eu clonei um HD de 20GB/5400rpm pra um HD de 80GB/7200, o tempo da clonagem foi de 57 minutos.
Ao termino do processo, o dd lhe informara os dados referentes a clonagem e pronto, agora você tem um clone de seu HD.
O processo é seguro, desde que feito com atenção, e em determinados casos é uma mão na roda