informatica
FIBRA ÓPTICA
1.Introdução
É um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. O vidro é o material mais utilizado na fabricação das fibras, pois ele absorve menos as ondas eletromagnéticas.
Foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany em 1952. Em seus estudos Kapany verificou que a luz poderia descrever um trajetória curva dentro de um material(no experimento de Tyndall em 1870, esse material era a água).
O princípio fundamental que rege o seu funcionamento é o fenômeno físico denominado reflexão total da luz. A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação. É lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas.
A transmissão de dados por fibra óptica é realizada pelo envio de um sinal de luz codificado, dentro do domínio de freqüência do infravermelho a uma velocidade de 10 a 15 MHz. O cabo óptico consiste de um filamento de sílica e de plástico, onde é feita a transmissão da luz.
Imunidade às Interferências Eletromagnéticas e Características Dielétricas: Por serem feitas de materiais dielétricos como vidro e plástico, uma fibra óptica é totalmente imune as Interferências Eletromagnéticas, além de serem isolantes à passagem da corrente elétrica.
Segurança no tráfego de informações: As fibras ópticas trabalham com sinais de luz, o que dificulta muito o uso de “grampos”. Para que possamos executar um grampo em uma fibra óptica, necessitamos de aparelhos complexos e caros, capazes de decifrar os sinais de luz.
Maior Banda de Transmissão: A capacidade de transmissão de um sistema de telemática