informatica
A Internet é simplesmente uma rede de computadores todos ligados entre si e a falar uns com os outros. Quem chegar à Internet, poderá enviar correio electrónico aos seus amigos – seja qual for a parte do mundo onde vivam -, ler boletins de informação, viajar no ciberespaço numa super auto-estrada da informação chamada a rede, e muito mais!
A super Auto-Estrada da informação já chegou, e chama-se Internet. A má notícia é que ela é como algumas das estradas das nossas cidades, cheia de desvios, buracos e lombas não assinalados. Muito se pode descobrir na Internet, mas por vezes, pode ser uma tarefa árdua. Navegar através desta excitante e fascinante paisagem do ciberespaço é necessário, com vista a prepararmo-nos para o século XXI. O utilizador pode viajar a velocidades de cruzeiro através de um universo não cartografado de prazer, jogos e informações. O ciberespaço modifica-se diáriamente, pois todos os dias ficam online novas pessoas, sítios e negócios.
A Internet (com todos os serviços a ela associados) é um meio interactivo de comunicação a baixo custo. À procura de informação relevante para as suas actividades profissionais estão utilizadores em nome individual, embora inicialmente tenha havido uma predominância das organizações militares e académicas. E, como muita gente tem hoje o seu próprio computador pessoal, a Internet tornou-se ainda mais popular. Nos últimos dez anos passou de cerca de cinco mil utilizadores para mais de 30 milhões – com milhares de novos utilizadores de computadores a entrarem online todos os meses.
Estes utilizadores acorrem à Internet diáriamente pela facilidade de comunicação e pesquisa. Para aceder à Internet basta um computador e uma linha telefónica. Esta pode ser normalmente a de casa mas enquanto estiver na Net, não há chamadas.
Necessita de algum hardware – um modem. Trata-se de um dispositivo que permite ligar cada computador a outros computadores através de linhas telefónicas. O modem