informatica
CONCLUSÃO 8
INTRODUÇÃO
Quando David Hume começou a filosofar, ele mostrou que a filosofia era inútil e que a construção de sistemas filosóficos não era mais possível. Isso aconteceu no século 18. Mas, é da natureza da filosofia tentar o impossível. Logo após Hume reduzi-la a ruínas, surgiram os grandes sistemas filosóficos da metafísica alemã, iniciados com o pensamento de Immanuel, a quem justamente Hume fez despertar do sono dogmático.
Em “Tratado sobre a Natureza Humana”, sua mais importante obra segundo Bertrand, Hume tenta definir os princípios básicos do conhecimento humano. E para responder a questão de como sabemos alguma coisa com certeza, ele seguiu a tradição empírica, que diz que todo o nosso conhecimento é em última instância baseado na experiência.
David Hume
Historiador, economista e filósofo escocês, nascido nas proximidades de Edimburgo, um dos maiores expoentes da filosofia moderna, com pensamento baseado no ceticismo positivo, considerado o fundador da escola cética ou agnóstica de filosofia, o Empirismo, cujo princípio básico é evitar toda hipótese não com provável experimentalmente.
Filho de pequenos agricultores, Joseph Hume e Katherine Falconer, de acordo com o sistema de primogenitura o filho mais velho herdou as propriedades da família e ele, de acordo com as expectativas de sua família, deveria seguir a tradicional carreira de advogado.
Freqüentou a Universidade Edimburgo (1724-1726) e por achar advocacia muito chata, dedicou-se entusiasticamente ao estudo de literatura e filosofia, enquanto trabalhava como comerciante.
Em busca de aprofundar esses conhecimentos, estudou na França (1734-1737) e lá escreveu seu primeiro livro, A Treatise of Human Nature, que publicou após voltar para seu país (1739) e que o decepcionou com a fraca recepção.
Com esse trabalho tentou, sem êxito, obter a cátedra de ética em Edimburgo. Porém seu novo livro foi sucesso imediato.