informatica
Placas
de
Vídeo
Alunos: Diogo Juarez Wanderson 28/09/2007
Placas de vídeo
Introdução
A placa de vídeo é responsável por enviar as imagens geradas no computador para a tela do monitor. Vale lembrar que um monitor é formado por um conjunto de pontos organizados por linhas, chamados de pixels (Picture Elements).
Resolução
Chamamos de resolução o conjunto de linhas formados por pixels (ou pontos) na tela do monitor, considerando as posições horizontais e verticais. Assim, quando dizemos que a resolução está, por exemplo, em 800x600, estamos dizendo que há 800 pixels na horizontal e 600 na vertical, como mostra a imagem abaixo. É importante frisar que, quanto maior for a quantidade de pixels, melhor será a definição da imagem na tela.
Atualmente, as resoluções mais encontradas são as de 640x480, 800x600, 1024x768 e 1280x1024. Há outras resoluções, que são usadas de acordo a aplicação. Por exemplo, em jogos para computador não é raro encontrar resoluções incomuns.
A resolução pode ser configurada através do computador, via software. É necessário que a placa de vídeo tenha os drivers corretos instalados. Também, é preciso verificar no manual ou no site do fabricante, a resolução que a placa de vídeo e o monitor suportam. Não adianta colocar uma resolução suportada por um mas não pelo outro. Isso pode, inclusive, ocasionar danos.
Esquema de cores
O número de cores que cada placa de vídeo suporta depende do número de bits por pixel. Assim, na época em que monitores monocromáticos eram usados, era necessário apenas 1 bit por pixel, pois essa quantidade permitia representar duas cores (preto e banco). Para uma placa suportar 256 cores, é necessário que ela tenha 8 bits (ou 1 byte) por pixel.
Hoje em dia, as combinações mais comuns em placas de vídeo são: 16