Informatica
(Soft=macio/ware=mercadoria) são conjunto de componentes que não fazem parte do equipamento físico e que incluem instruções e programas (e os dados a eles associados) empregados durante a utilização do sistema. Hardware.
- Hardware :
Material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.
- Processador:
Central que executa um conjunto de ações e aponta efeitos ou resultados com base na sua sistemática. Componente físico de um computador, responsável pela manipulação de dados e programas.
- Memória principal: Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.
- Memória secundária: Memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente.
- Algoritmo: Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma