informatica
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
GABRIELA OLIVEIRA DOS SANTOS
GEZELAINE BRUNA SANTOS PORCINO
JOSÉ DAS NEVES DOS SANTOS CARREIRA
KLEIANE DA SILVA DOS ANJOS
VANDER LAAN REIS GOES FILHO
TURMA: ADM131M03
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
PROFESSORA: MÁRCIA FERREIRA
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MANAUS - 2013
1. HISTÓRICO:
A Administração Participativa é uma das idéias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma idéia moderna, que integra as práticas mais avançadas e é considerada um dos novos paradigmas da adminstração.
2. CONCEITO:
A Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.
Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
No modelo participativo, predominam a liderença, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
Para que haja o devido sucesso no uso da Administração Participativa, os colaboradores, de forma organizada e responsável, podem contribuir com suas experiências e