Informatica
SUMÁRIO
PROGRAMA ESPECIAL/DOCUMENTÁRIO: CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO
PROPOSTA PEDAGÓGICA
................................................................................................................... 03
Carlos Rodrigues Brandão
PROGRAMA ESPECIAL/DOCUMENTÁRIO: CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO
2.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
PROPOSTA
DOCUMENTÁRIO: CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO
Cultura, Culturas, Culturas populares e a Educação
Carlos Rodrigues Brandão1
O documentário Cultura popular e educação, que será apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola/SEED/MEC no dia 15 de outubro, pretende ser um diálogo com os professores em torno de algumas reflexões sobre como os modos de viver, de falar, de festejar e de trabalhar dos diferentes “povos brasileiros”. Como as suas maneiras peculiares de interagir, de produzir cultura, de vivê-la e pensá-la, poderiam vir a ser repensados e re-trabalhados na e através da escola?
Nossa proposta
Em um documentário com este nome – Cultura popular e educação – dedicado a educadores e educadoras, professores de sala de aula ou não, nos mais diferentes contextos, entre várias situações da experiência do ensinar-e-aprender, pensamos em alargar um pouco o nosso próprio título para acrescentar a ele mais duas ou três palavras. Por isso, o seu título poderia ser este: cultura, culturas, culturas populares e a educação.
É nosso desejo que esse documentário seja um diálogo com os professores. Um diálogo em torno de algumas reflexões sobre como os modos de viver, de falar, de festejar e de trabalhar dos diferentes “povos brasileiros” – as suas maneiras peculiares de interagir, de produzir cultura, de vivê-la e pensá-la – poderiam vir a ser repensados e re-trabalhados na e através da escola. Para tanto, acreditamos ser preciso que as criações culturais populares sejam compreendidas na sua verdadeira dimensão.
PROGRAMA ESPECIAL/DOCUMENTÁRIO: CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO
3.
Em um primeiro