Informatica
O material foi elaborado/copilado a partir de um conjunto de outras apostilas disponíveis na internet ou ainda, resumo de livros didáticos.
No desenvolvimento do curso são abordados os tópicos que contam na ementa.
Comumente observamos que eixos empenam, pinos são esmagados e cortados, vigas deformam, rolamentos se desgastam, chavetas quebram, etc. Mas por que isso acontece?
O que devemos fazer quando um desses imprevistos ocorre? Essas são perguntas que poderemos responder após compreendermos o estudo da resistência dos materiais.
Estudar a resistência dos materiais e saber ate quando podemos trabalhar com uma determinada peca, analisar as causas das falhas e com isso evitar que continuem ocorrendo. Muitas vezes uma peca falha não porque esta gasta, mas sim, porque trabalhou em condições fora do normal, ou seja, fora das condições de projeto. Se uma peca e projetada para determinado tipo de trabalho e nessas condições que a mesma deve permanecer e não é só obrigação do projetista garantir que a peca funcione depois de fabricada, também e de dever do operador e do manutendor conhecer e analisar as condições de funcionamento para garantir a segurança e a qualidade do processo. Para conhecer as condições de trabalho de uma peca e crucial saber e compreender a resistência da mesma.
O estudo da resistência dos materiais e importante, pois e com ele que aprendemos a avaliar e calcular um diâmetro de um eixo para trabalhar com segurança, saber qual o melhor perfil de uma viga pra suportar um telhado de um galpão ou mesmo para fabricar a base de uma torre, saber quando de força um cabo suporta e em que condições ele vai suportar essa forca.
A resistência dos materiais e um estudo muito fascinante e envolvente, porem para compreender tudo isso devemos nos dedicar a esse novo aprendizado e procurar estudar o máximo.
2 - INTRODUÇÃO
A resistência dos materiais e um assunto bastante antigo. Os cientistas da antiga Grécia já tinham