informatica
INTRODUÇÃO
1.1
Motivação
Na vida cotidiana sempre convivemos com riscos. Podemos por e xemplo: ser assaltados, contrair doenças ou sofre r um acidente de carro. Para ess es casos há soluções simples c omo: ter o veículo segurado, vacinar - se ou andar com cinto de segurança. Dentro de um projeto de desenvolvimento de um sistema não é diferente.
C
orre
-
se o risco de indesejáveis surpresas. Há situações em que poderá incidir um risco grave e que poderá significar o fracasso do próprio projeto.
A Gerência de Riscos está presente em várias metodologias de Gestão de
Projeto
s. Neste trabalho será escolhi do como base o modelo de Gerenciamento de
Riscos do PMBOK (
Project Management Body of Knowledge
) desenvolvido pelo PMI
(
Project Managemanent Institute
).
O fator de maior peso na escolha do PMBOK como o modelo a ser detalhado é o fato de existir uma discipl ina ou grupo de processos que se dedica ao estudo do risco.
1.2
Objetivos
O gerenciamento de riscos é parte fundamental da gestão de projetos, porque aumenta consideravelmente a chance de um projeto ser concluído com sucesso.
O presente trabalho tem como ob jetivo principal descrever o gerenciamento de riscos do PMBOK.
Como objetivos específicos
,
o trabalho mostrará como o risco é tratado em algumas metodologias de gestão de software , fará uma comparação e demonstrará a importância do gerenciamento de risco d entro da gestão de desenvolvimento de software .
16
2.
RISCO
Risco é a probabilidade de que um fator de risco venha a assumir um valor que passa a prejudicar, total ou parcialmente as chances de sucesso de um projeto. Um fator de risco é qualquer evento que possa prejudicar total ou parcialmente, as chances de sucesso do projeto, isto é, as chances do projeto realizar o que foi proposto dentro do prazo e fluxo de caixa que foram estabelecidos.
(
ALENCAR E SCHMITZ
,
2006
)
É visto que em gerência de projetos
,
o r isco está ligado