Informatica
Introdução
Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando homens serão homens e escreverão seus próprios "device drivers" ? Você está sem um bom projeto e esta morrendo por colocar as mãos em um S.O. no qual você possa modificar de acordo com suas necessidades ? Você está achando frustrante quando tudo trabalha em Minix ? Chega de atravessar noites para obter programas que trabalhem correto ? Então esta mensagem pode ser exatamente para você.
O Linux é um clone UNIX de distribuição livre para PCs baseados em processadores
386/486/Pentium.
O Linux é uma implementação independente da especificação POSIX, com a qual todas as versões do UNIX padrão (true UNIX) estão convencionadas.
O Linux foi primeiramente desenvolvido para PCs baseados em 386/486/Pentium, mas atualmente também roda em computadores Alpha da
DEC, Sparcs da SUN, máquinas M68000 (semelhantes a Atari e Amiga), MIPS e PowerPCs.
O Linux foi escrito inteiramente do nada, não há código proprietário em seu interior.
O Linux está disponível na forma de código objeto, bem como em código fonte.
O Linux pode ser livremente distribuído nos termos da GNU General Public License (veja apêndice).
O Linux possui todos as características que você pode esperar de um UNIX moderno, incluindo:
No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o Sistema Operacional que é hoje.
AS DISTRIBUIÇÕES DE LINUX
Algumas firmas e organizações de voluntários decidiram juntar os programas do Linux em “pacotes" próprios aos quais elas dão suporte. Esses “pacotes" são chamados distribuições, dentre as mais famosas e usadas, destacam-se: Debian, RedHat,
Slackware, SuSE, Caldera e Stampede.
Multitarefa real
Memória virtual
Biblioteca compartilhada
"Demand loading"