Informatica
É extremamente importante a obtenção das condições certas para a criação do conhecimento na empresa. Mas, onde entra o conhecimento interorganizacional na espiral do conhecimento?
Observe na figura 1 que a última fase da espiral do conhecimento ocorre quando o conhecimento é disseminado entre as organizações: Figura 1: Espiral do conhecimento – Nonaka e Takeuchi (2008)
A disseminação de conhecimento interorganizacional depende da criação de redes de conhecimento com os clientes, fornecedores, laboratórios, universidades e outras organizações. Assim, o local da criação do conhecimento tem passado do interior das organizações para as redes de empresas interconectadas.
Vamos comparar o modelo da criação do conhecimento interorganizacional da Toyota no Japão, com o modelo aplicado nas empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos EUA. São modelos bem diferentes que ilustram caminhos diversos na direção da criação do conhecimento entre empresas.
A principal referência para esta comparação ocorrerá por meio das configurações ba diferentes. Vimos que o ba é o ambiente físico, mental e social onde as interações ocorrem para a criação do conhecimento.
Conhecimento interorganizacional : caso Toyota
A Toyota está sediada em uma cidade de mesmo nome no Japão, isso já dá uma idéia da força do sentimento de identidade, cultura e valores da empresa com seus fornecedores. A empresa compartilha com seus fornecedores não somente o desenvolvimento de novos modelos de veículos, mas também o ciclo de vida do produto, com relação aos processos de fabricação e distribuição.
O ba do modelo Toyota para criação do conhecimento interorganizacional ocorre baseado em empresas vinculadas através da troca de pessoal em todos os níveis, da história compartilhada, dos vínculos de propriedade e dos esforços ativos para difundir cultura e valores, bem como o conhecimento através das associações formais de