Informatica e Responsabilidade civil
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A posição dos tribunais brasileiros no que tange a responsabilidade civil por compartilhamento de conteúdo pela internet.
PERGUNTA: Diante dessas decisões sobre a responsabilidade civil, os tribunais estão corretos? Ao compartilhar algum conteúdo de uma terceira pessoa mostra que concordamos com aquilo além de divulgá-lo?
INTRODUÇÃO
Com o advento da internet, enquanto meio de comunicação e quebra das barreiras burocráticas pela busca da liberdade de expressão e de uma comunicação livre e global ocorreu uma mudança estrutural significativa na sociedade influenciando a cultura, econômica, política e surgindo assim uma nova forma social, a sociedade em rede.
Diante desse contexto de que muitas vezes o Direito não abrange de forma suficiente a realidade digital em que estamos vivendo e que essa liberdade tão sonhada vem muitas vezes vem acompanhada de uma grande insegurança e desproteção, nos mostrando o quanto vulneráveis somos diante dessa nova Era da Informação.
A Internet também criou oportunidades inéditas para a prática de atos ilícitos, Baseado nesse contexto, este trabalho, propõe-se a analisar a possibilidade de responsabilização civil das pessoas pelo compartilhamento de publicações e conteúdos elaborados por terceiros em espaços interativos e sites de relacionamento na internet.
A pesquisa parte da idéia dos impactos que a internet causou na sociedade, dessa explosão do sistema de comunicação nos últimos anos, da questão do dano moral (...........)e sua influência e da análise de um caso que abre uma jurisprudência inédita no Brasil
citação pag 144 e 227
1.1 INTERNET E RESPONSABILIDADE CIVIL
1.2 1.2 SOBRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO – ART 5º
1.3 MARCO CIVIL – UMA VERDADEIRA CARTA DE PRINCÍPIOS
1.4 COMO ESTÃO AGINDO OS TRIBUNAIS – UM NOVO OLHAR