informatica e musica
Centro de Ciˆencias Exatas e Tecnolo´gicas
Curso de Ciˆencia da Computa¸ca˜o
Informatica e Sociedade
Importacia da computacao na industria musical
Cascavel-PR
2014Introdução
Com o crescimento da tecnologia e musicas, varias coisas foram mudadas nos mundo de hoje, uma das varias coisas que houveram grandes mudanças foi a industria musical, como a facilidade de divulgação de trabalhos e também com a facilidade da pirataria.EVOLUCAO DAS MIDIAS MUSICAIS
Cilindro fonográfico – 1877
O cilindro fonográfico foi a primeira mídia que obteve sucesso na gravação e reprodução sonora. A tecnologia era usada no fonógrafo, sendo ambos os dispositivos inventados por Thomas Edison em 1877.
Disco plano (Gramofone) – 1887
Dez anos mais tarde, o alemão Emile Berliner criou o gramofone – equipamento considerado o sucessor direto do fonógrafo. A principal diferença entre essas tecnologias é que o gramofone passou a usar discos planos constituídos de cera, vinil, cobre e goma laca em vez dos cilindros de Thomas Edison.
Disco de vinil – 1948
A indústria fonográfica viu outra revolução em suas tecnologias somente em 1948 com o surgimento dos discos de vinil, que ainda eram chamados de “Long Play”. No auge dos seus 64 anos de existência, muitas pessoas ainda preferem o som analógico dos LPs.
Produzida com um material plástico leve e flexível, essa mídia tem ranhuras espiraladas que conduzem a agulha do toca-discos – também conhecido como vitrola ou radiola. Tais sulcos microscópicos causam vibrações na agulha, as quais são transformadas em sinais elétricos que, quando amplificados, geram sons audíveis.
Cartucho 8-track – 1958
Popular nos EUA nas décadas de 60 e 70, essa mídia foi a pioneira em gravar conteúdos sonoros em fitas magnéticas – técnica que mais tarde originou outros mecanismos que servem para o armazenamento de dados, como os discos rígidos.
Fita cassete – 1963
As fitas cassete (ou K7 para