Informatica na educação
A instituição escolar, ao implantar o ensino de informática, deve cuidar para que isso não se torne artigo de luxo, evitando que seus alunos se tornem egoístas e antissociais. O objetivo é desenvolver indivíduos críticos, sociais e independentes. Esse é o papel diante das novas tecnologias.
É necessário que computador e educação estejam interligados como um instrumento e/ou ferramenta da aprendizagem, ou seja, é uma parceria que constrói habilidades intelectuais e cognitivas.
Pesquisas indicam que o contexto de informatização contém pontos positivos e negativos, toda criança tem a curiosidade em aprender e isso a torna capaz de desenvolver um interesse pela busca, por isso é fundamental a preocupação do docente em relação à intermediação e à preparação dos alunos nesse processo de ensino.
Dentre todas as ferramentas que existem para auxiliar o educador no processo de aprendizagem, o computador está se tornando um grande aliado. Com diversas ferramentas e softwares educativos, o computador torna-se um aliado na capacitação e no aprimoramento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino. A informática, como recurso pedagógico escolhido e analisado para o uso, terá que estar intimamente relacionada com o currículo e com o programa de ensino da disciplina, dando destaque ao aspecto pedagógico. A adaptação do software selecionado às disciplinas é de grande importância para a