informatica na administraçao
É definida como problema de alocação ou escasso sem relação a uma serie possíveis de fins. Os desdobramentos lógicos deste problema levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles.
A microeconomia é considerada a base da moderna teoria economia estudando suas relações fundamentais.
As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fornecedoras de produto.
Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis.
A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõem determinados indivíduos organizados numa sociedade.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores em produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em:
1. Teoria do consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
2. Teoria da firma: Estuda a estrutura econômica cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem esses fatores de produção para os consumidores. Estuda estrutura de mercado tanto competitiva quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
3. Teoria de produção: estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as transformações de fatores de produção e suas conseqüências no produto final. Determina a curva de custos, que são utilizadas pelas firmas para