Informatica Industrial
Microprocessador, Programa Monitor, Memória de Programa e Dados, Uma ou mais interfaces de entrada e saída, circuitos auxiliares. Marcas: Festo,Siemens,Allan Bradley,Mitsubishi,GE. Linguagens: Ladder,Estruturada,Diagrama de Blocos, Assembly.
Vantagens:ocupa pequeno espaço físico, programável, dinâmico, resistente ao ambiente e resistente ao ruído , maior rapidez na elaboração de projetos, reutilizáveis, interface de comunicação com outros CLPs e computadores.
Tipos de comunicação entre sensor e PLC: cabo coaxial, wireless, par trançado.
ConfiguraçãoPLC: CPU, fonte, comunicação, rede, entrada digital, entrada analógica, saída digital, saída analógica, cartão especial , memória ,saída digital
Componentes de um CLP: entradas(módulos I/O) CPU Saídas(módulos I/O)
Ciclo de Varredura: Leitura de entradasprocessamento do Programaatualização das saídas.
Principio de funcionamento: Inicialização: No momento em que é ligado o CLP executa uma série de operações pré-programadas, gravadas em seu Programa Monitor: Verifica o funcionamento eletrônico da CPU , memórias e circuitos auxiliares; Verifica a configuração interna e compara com os circuitos instalados; Verifica o estado das chaves principais (RUN / STOP , PROG, etc.); Desativa todas as saídas; Verifica a existência de um programa de usuário;6. Emite um aviso de erro caso algum dos itens acima falhe.
Circuitos Auxiliares são circuitos responsáveis para atuar em casos de falha do CLP.
Arquitetura de um sistema: Sensores, instrumentação,remotas,PLC,supervisório.
Cuidados para instalação PLC: Alimentação do painel elétrico: cabos de alim. Entram/saem separados dos cabos de controle; transformador de isolação;aterramento,controle temperatura e sujeira.
-MÓDULOS OU INTERFACES DE ENTRADA são circuitos utilizados para adequar eletricamente os sinais de entrada para que possa ser processado pela CPU (ou microprocessador) do CLP. Temos dois tipos básicos de entrada: as