Informatica industrial - scada
Profa. Michelle Mendes Santos michelle.mendes@prof.una.br O que é um SCADA
SCADA: Supervisory Control and Data Acquisition SCADA constitui-se em um sistema de supervisão de processos industriais que coleta dados do processo por meio de remotas industriais, principalmente CLPs, formata esses dados, e os apresenta ao operador em uma tela de computador.
2
Objetivos do SCADA
O objetivo principal dos sistemas SCADA é propiciar uma interface de alto nível do operador com o processo informando-o "em tempo real" de todos os eventos de importância da planta.
3
Antigamente...
4
6
7
8
Atualmente...
9
10
11
12
13
Funções de um SCADA
a)
Funções de supervisão:
Inclui todos as funções de monitoramento do processo tais como: sinóticos animados, gráficos de tendência de variáveis analógicas e digitais, relatórios em vídeo e impressos, etc.
b)
Funções de operação:
As funções de operação incluem: ligar e desligar equipamentos e seqüência de equipamentos, operação de malhas PID, mudança de modo de operação de equipamentos, etc.
14
Funções de um SCADA
c)
Funções de controle:
Controle DDC ("Digital Direct Control"): Alguns sistemas de supervisão possuem uma linguagem que permite definir diretamente ações de controle, sem depender de um nível intermediário de controle representado por remotas inteligentes.
Obs.: Isto, entretanto, só é possível quando a velocidade do processo assim o permite.
15
Funções de um SCADA
Controle Supervisório: Os algoritmos de controle são executados pela unidade terminal remota (UTR), mas os set-points para as malhas de controle são calculados dinamicamente pelo sistema de supervisão de acordo com o comportamento global do processo.
Esta arquitetura possui maior confiabilidade que os sistemas DDC e traz a vantagem de atuar sobre um grande número de malhas de controle simultaneamente enquanto o operador geralmente só consegue atuar malha a malha