informatica, educação e raciocínio lógico
Ensino Básico
Por Heriton Souza Lima1
Introdução
A proposta deste ensaio é promover uma discussão sobre a relação entre o desenvolvimento do raciocínio lógico e o uso da informática para este fim na educação básica, embasado nas teorias construtivistas do aprendizado e a aplicação do método de aprendizagem baseado na resolução de problemas.
O meio educacional é marcado por constantes debates sobre formas de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Havendo uma tendência de abandono dos métodos tradicionais que apenas se limitam a fazer com que os alunos reproduzam ou decorem o conteúdo ensinado, pois se mostraram limitados para o desenvolvimento, nos estudantes, de algumas habilidades necessárias nos dias de hoje. Entre essas habilidades destaca-se o raciocínio lógico, importante para que as habilidades básicas de leitura, escrita e solução de problemas matemáticos sejam levadas a um nível superior.
O pensamento lógico pode ajudar o estudante a romper barreiras para que se torne sujeito atuante, crítico e formador da sua própria história, perfeitamente capaz de integrar e contribuir com essa sociedade contemporânea que é cada vez mais complexa em seu interior.
Neste contexto, a informática surge como uma ferramenta poderosa para que este fim seja alcançado, a questão é como ela pode ajudar nesse processo.
1
Aluno do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da
Bahia no Campus de Porto Seguro. e-mail: heritonslima@gmail.com
A Informática e o Raciocínio Lógico na educação
A palavra informática é comumente utilizada para designar o conjunto das ciências da informação e as diversas áreas de conhecimento relacionadas a ela. Para uma discussão mais abrangente é necessário ter em mente que a informática esta mais ligada ao processamento de dados e ao tratamento de informações do que aos computadores, apesar deles serem de