Informatica : certificação digital
Segundo Torres (2001, p.5), “As redes de computadores surgiram da necessidade da troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente localizado distante de você”.
Com o avanço da informática, é comum que uma empresa possua uma ou várias filiais com suas próprias redes de computadores. Entretanto, na maior parte dos casos, estas não possuem qualquer ligação uma com as outras, principalmente pelo fator financeiro e, em alguns casos, devido a grande distância existente entre elas. Apesar disso, a troca de informações sigilosas entre elas é essencial e, conseqüentemente, diversos métodos são desenvolvidos com o intuito de interligar tais redes de forma segura.
A Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual é uma das formas de se unir diferentes redes de uma empresa, onde se utiliza para isso um meio público para o tráfego dos dados entre elas, que geralmente é a Internet. Sua principal característica é criar “túneis virtuais” de comunicação entre essas redes, de forma que os dados trafeguem criptografados por estes túneis, aumentando a segurança na transmissão e recepção dos dados (CYCLADES, 2000).
De acordo com Cyclades (2000, p.167) “A principal motivação para a implementação de VPNs é financeira [...]”, ou seja, isto tem despertado interesse cada vez maior de empresas com diversas filiais, que necessitam de uma forma econômica de comunicação, a adotarem esta tecnologia.
Além disso, uma VPN possui a capacidade de expandir a quantidade de computadores que podem ter acesso a esta rede, sem investir em infra-estrutura extra e permite suporte a usuários móveis, sem a utilização de bancos de modems ou servidores de acesso remoto, ajudando a aumentar a