Informatica básica
Aspecto geral
Comece a observar no primeiro contato com o cliente na sala de espera ou no leito (semi-fowler).
Obs: Fazer o exame em 3 etapas (deitado, sentado e de pe). Com o paciente de pe analiza-se o equilibrio, a marcha e a postura.
Movimentação: deambula livremente, deambula com auxílio, restrito ao leito, acamado, semi-acamado, movimenta-se no leito, não se movimenta.
Raça, sexo, desenvolvimento físico geral, estado nutricional (normal, obeso, desnutrido), utilizar o índice de massa corpórea (IMC) peso (em kg) dividido pelo quadrado da altura (em metros). ICM normal é de 18 a 26, abaixo indica desnutrição e acima obesidade), obs. também se houve perdas ou ganho ponderal (quantos quilos e em quanto tempo);
Alerta mental, evidência de dor, agitação, postura corporal, roupas, idade aparente, higiene, arrumação.
ESCALA DE COMA DE GLASGOW
Abertura ocular:
Espontânea - 4
Responde a estímulo verbal -3
Responde a estímulo doloroso -2
Nenhuma resposta - 1
Melhor resposta verbal:
Orientado – 5
Confuso - 4
Palavras impróprias – 3
Sons incompreensíveis – 2
Nenhuma resposta – 1
Melhor resposta motora:
Obedece aos comandos – 6
Localiza e retira os estímulos – 5
Localiza o estímulo - 4
Responde em flexão –3
Responde em extensão -2
Arreativo 1
TOTAL
O resultado varia de 3 a 15 pontos, onde o total de 15 pontos indica um indivíduo neurologicamente normal e a menor pontuação de 3 pontos, indica o paciente completamente arreativo (possível morte encefálica).
Um escore igual ou menor a 8 indica o ponto crítico das alterações do nível de consciência e pode definir um indivíduo em estado de coma.
Nível de consciência: Consciente quando o indivíduo é capaz de se relacionar consigo mesmo e com o meio ambiente, utilizando a memória do raciocínio (responde adequadamente a um estímulo verbal), expressão.
Orientado: em tempo (dia, mês ano e hora) e espaço