Informatica basica
A gerencia de processos se tornou uma técnica importante do sistema operacional, ao longo, que os sistemas multiprogramáveis começaram a ser mais utilizados. O gerenciamento trata o processador como um recurso compartilhado entre usuários externos ao processador e processos internos a ele. O resultado deste tratamento é o que chamamos de gerenciamento do processador e consiste em dois tipos de escalonamentos: o escalonamento à longo prazo da carga externa e o escalonamento a curto prazo dos processos internos.
No ambiente multithread, cada processo pode responder a várias solicitações concorrentemente ou mesmo simultaneamente, caso haja mais de um processador. A maior vantagem do uso de threads é a possibilidade de minimizara alocação de recursos do sistema, eles compartilham o processador da mesma maneira de processos e passam pela mesma mudança de estado. Cada um contém seu próprio contexto de hardware com os conteúdos dos processadores gerais, PC e SP.
Throughput: significa o número de processos executados em um determinado intervalo de tempo. Quanto maior o throughput, maior o número de tarefas executadas em função do tempo.
Critérios e tipos de escalonamento
O critério determina qual processo será usado em qual processador. E de acordo com a seleção dos critérios compõe-se a política de escalonamento. Essa política é um das diferenças entre os sistemas operacionais existentes no mercado, pois cada sistema operacional possui a sua política adequada a suas características. Apesar de cada sistema operacional adotar seus critérios, podemos citar alguns dos principais: * Todos os processos são tratados igualmente, não ficando processo sem tratamento; * Deve maximizar seu desempenho com maior número possível de processos por unidade de tempo;
O escalonamento de processador acontece quando existe uma política do sistema criada para escolher quais processos executar. Ela deve atender algumas premissas ligada a