Informaqtica
1260 palavras
6 páginas
1.0 IntroduçãoOs proxies são principalmente usados para permitir acesso à Web através de um firewall (fig. 1). Um proxy é um servidor HTTP especial que tipicamente roda em uma máquina firewall. O proxy espera por uma requisição de dentro do firewall, a repassa para o servidor remoto do outro lado do firewall, lê a resposta e envia de volta ao cliente.
Figura 1: Visão geral de um proxy
O proxy está rodando ou em um servidor firewall ou qualquer outro servidor interno que tenha acesso total a internet - ou em uma máquina dentro do firewall fazendo conexões com o mundo exterior através de SOCKS ou qualquer outro software firewall.
Normalmente, o mesmo proxy é usado por todos os clientes em uma subrede. Isto torna possível para ele fazer caching eficiente de todos os documentos requisitados.
A habilidade que o proxy tem no uso do cache, o torna atrativo para aqueles que não estão dentro do firewall. Configurar um servidor proxy é fácil e os mais populares programas clientes Web já tem suporte a essa ferramenta. Sendo assim, torna-se simples a tarefa de configurar um grupo de trabalho inteiro para usar o serviço de cache do proxy. Isto reduz os custos com tráfego de rede porque muitos documentos que são requisitados são lidos do cache local.
A metodologia atual é baseada em um código de gateway escrito por Tim Berners-Lee como parte do libwww ( WWW commom Library). Kevin Altis, Ari Luotonen e Lou Montulli foram os principais contribuidores para a padronização do proxy. Lou Montulli, autor de Lynx, fez as primeiras mudanças no libwww em colaboração com Kevin Altis. Ari Luotonen mantém o CERN httpd.
1.1 Porque um nível de aplicação proxy?
Um nível de aplicação proxy faz um firewall seguramente permeável para os usuários na organização sem criar um furo na segurança onde hackers poderiam entrar na rede da organização.
Para clientes Web, as modificações necessárias para suportar um nível de aplicação proxy são menores (leva-se apenas 5