Informa Es Impl Citas 2
1
EXPLÍCITO: é o que está, de fato, escrito no texto. IMPLÍCITO: é o que é sugerido por algumas expressões ou pelo contexto.
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
Pressupostos:
são ideias não construídas de modo explícito. O sentido decorre da lógica apresentada por algumas palavras e/ou expressões contidas no texto (a informação depreendida é indiscutível).
Leituras garantidas
Subentendidos: são insinuações não marcadas linguisticamente (o autor dá a entender, não garante explicitamente, as informações são discutíveis). O subentendido é de responsabilidade do leitor, por isso é preciso atenção às possibilidades contextualizadas.
Leituras possíveis
3
Pressupostos
Os pressupostos são identificados quando o emissor veicula uma mensagem adicional a partir de alguma palavra ou expressão. São ideias não expressas de maneira explícita, mas que são percebidas a partir de marcadores linguísticos.
Alguns verbos: deixar, ficar, continuar, manter, tornar-se, pretender, supor etc.
Exemplo: Pedro deixou de fumar.
Verbo deixar – informação implícita de que Pedro fumava antes.
4
Certos verbos, advérbios, adjetivos, numerais, verbos, conjunções, orações adjetivas funcionam como indicadores ou marcadores linguísticos para identificar a pressuposição.
Exemplos:
Os resultados ainda não chegaram.
Advérbio ainda – informação implícita de que os resultados são esperados.
O tempo continua chuvoso. Verbo continuar – informação implícita de que o tempo já estava chuvoso.
Frequentei a universidade, mas aprendi bastante. Conjunção mas – informação implícita de que nada se aprende nas universidades.
As orações subordinadas adjetivas explicativas e restritivas, respectivamente abaixo, também oferecem pressuposição de sentido.
Os candidatos, que só querem defender seus interesses, não pensam no povo. (Todos os candidatos não pensam no povo).
Os candidatos que só querem defender seus interesses não pensam no povo. (Os candidatos que não pensam no povo são somente
aqueles