Inform tica
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INFORMÁTICA BÁSICA – DANIEL GARDINO
CRISTINA RODRIGUES AVELINO LOPES
LICENCIAMENTO DE SOFTWARES E ULTILIZAÇÃO NA AREA ADMINISTRATIVA.
VALPARAISO DE GOIAS, 22 DE ABRIL DE 2015
FACULDADE JK
CRISTINA RODRIGUES AVELINO LOPES
LICENCIAMENTO DE SOFTWARES E ULTILIZAÇÃO NA AREA ADMINISTRATIVA.
Trabalho acadêmico do curso de administração da Faculdade JK, unidade de Valparaiso de Goiás, para obtenção de nota para a matéria de Informática Básica, sobre orientação do professor Daniel Gardino.
VALPARAISO DE GOIAS, 22 DE ABRIL DE 2015
De acordo com a necessidade do programador, é possível encontrar disponível no mercado diferentes possibilidades de adquirir seu software. No entanto, nem todos os tipos de aquisição de licenças são necessariamente adequados a todas as formas de organização. Eis a razão pela qual são disponibilizados diferentes tipos de licença para atender as mais diversas necessidades. A partir dessas informações analisemos a seguinte classificação:
Software Livre ou Open Source
O código fonte do software é distribuído e os termos de licença permitem que o software seja modificado e redistribuído com as mesmas liberdades do software original. Essa abertura e liberdades previnem a comercialização proprietária, porém, pode ser definido como livre, ou proprietário. Algumas empresas como IBM, HP, Intel e Nokia investem em software de código aberto. Programas que usarem o código fonte livre deverão sujeitar-se aos termos originais da licença aberta. Exemplos deste tipo de software livre são o kernel Linux e o servidor web Apache.
Freeware
No caso de um freeware, o código fonte não está disponível; ele é distribuído na sua forma binária (programa executável) e não pode ser modificado. Entretanto, pode ser copiado e distribuído gratuitamente. Exemplos: plugins e leitores como Adobe Acrobat Reader e Real Player.
Shareware e Software Proprietário/Comercial
Um