Influências que a globalização exerce sobre as empresas brasileiras
Percebemos que, um exemplo de influência positiva da globalização, seria a partir da década de 80, onde houve um grande avanço na tecnologia de equipamentos informatizados de uma forma geral, que facilitou a linha de produção das indústrias e melhorou o meio de informação e formação das empresas.
Uma reportagem publicada no site do Correio Braziliense em 05/04/11 mostra que o faturamento das empresas brasileiras, incluindo os setores industriais, comerciais e de serviços, atingiu em 2010 a maior taxa média de crescimento anual, com alta de 11,3% em relação ao ano de 2009. Segundo estudo da empresa Serasa Experian. Talvez esses números sejam frutos da globalização.
Mesmo que a atual economia brasileira venha garantindo o crescimento dessas empresas, é possível perceber influências negativas da globalização, através das buscas constantes do mercado internacional pelo mercado brasileiro. Percebemos que algumas das empresas estrangeiras, sempre saíram na frente das empresas brasileiras, com relação a tecnologia e informatica.
De acordo com a notícia citada no site da ACIEG em 24/04/13, o Brasil subiu da quarta para a terceira posição em ranking global de atração para investidores estrangeiros em operações de investimento de capital. Essa pesquisa foi divulgada pela empresa de auditoria e consultoria Ernst & Young. Isso seria ótimo, se não fosse pelo fato de que essas empresas internacionais, viessem para a concorrência com as empresas brasileiras.
Conforme citado na Página 68 da apostila Teorias da administração I: “A globalização dos negócios é um dos fatores internacionais que afetam as empresas e o processo decisório dos administradores”. Fato citado acima, conforme o texto.
Na certeza de que a globalização