Influências militares
Explique quais as principais contribuições das Organizações Militares e da Igreja Católica para a Administração.
QUESTÃO
Explique quais as principais contribuições das Organizações Militares e da Igreja Católica para a Administração.
Como vimos na questão anterior a Administração não nasceu pronta, ela é fruto da junção de muitas contribuições advindas de vários povos ao longo da história. Nessa questão em especial abordarei as influências que a Igreja Católica e as Organizações Militares deram para a construção dos pressupostos administrativos.
Primeiro abordarei a influência da Igreja Católica. Se analisarmos a organização da Igreja Católica desde seu nascimento no âmbito dos territórios romanos, a administração e distribuição hierárquica do poder estavam estruturadas em regiões geográficas autônomas, as dioceses, dirigidas por bispos subordinados ao papa.
A Igreja Católica surgiu no cenário romano e já se configurava como uma instituição poderosíssima, a ponto de questionar o poder que emanava de Roma. Ao longo dos séculos, ela foi estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior – (uma espécie de assessoria) e sua coordenação funcional. Por causa de sua evolução administrativa e organizacional ela pode ser considerada a organização formal mais eficiente que a civilização ocidental teve. Outro pressuposto administrativo interessante é que ela, ao longo do tempo, absorveu as normas administrativas e princípios de organização pública das Instituições de Estados como Atenas e Roma. Ela aproveitou e aperfeiçoou toda a técnica administrativa que os romanos desenvolveram para fazer administração à distância. Como exemplo de eficiência e de coordenação administrativa e departamental.
A estrutura de organização eclesiástica que a Igreja moldou serviu de modelo para muitas organizações que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas por ela.