Influências dos pais observadas nos hábitos escolares dos filhos
CARVALHO, A. J. S.1 (IC) *, ALLAIN, L.R.1 (PQ)
1Unifal-MG
Análises de diferentes contextos escolares
O presente trabalho almejou relacionar a influencia exercida pelos pais nos hábitos e escolhas (âmbito cultural e escolar) de alunos do ensino médio. Tem ainda, a intenção de apresentar e discutir alguns dados coletados por meio de um questionário sociocultural, aplicado no ensino médio da Escola Estadual Dr Emilio da Silveira, parceira do PIBID da Unifal-MG. Ao acompanhar as aulas de biologia, ministradas pelas professoras supervisoras, percebeu-se alunos desinteressados aos conteúdos, e padrões de atitudes e percepções eram muito observados. Surgiu, nesse quadro, a necessidade de compreender situações extra-classe, até mesmo influencias familiares.
Após estudar o conceito de capital cultural, de Pierre Bourdieu (1998), o grupo elaborou um questionário sociocultural que teve como objetivo mapear o acesso dos alunos a bens de capital cultural. Segundo Bourdieu, alunos com acesso a bens culturais fora do ambiente escolar (livros, revistas, atividades artísticas, etc) tem maior chance de sucesso na escola. Embora se trate de quatorze questões que abordam aspectos da vida cultural e percepções destes alunos, a influencia exercida pelos pais na vida escolar foi um aspecto surpreendente.
Segundo Nogueira (1998), et al, a inserção desse tema na sociologia da educação ocorre com uma necessidade de elucidar como “o funcionamento e as orientações familiares operariam com uma mediação entre , de um lado, a posição da família na estratificação social e, de outro, as aspirações e condutas educativas, e as relações com a escolaridade dos filhos”. Ainda segundo o autor, a associação da sociologia da educação e sociologia da família permitiu uma aproximação “dessas duas instancias do social – fundamentais na socialização infantil e juvenil – que são a família e a escola.”
Foi realizado um