Influências do rádio na sociedade
Página
1. Introdução 2
2. Caracterização Geral do meio 3
3. Políticas específicas para o meio 10
4. Impactos do meio na sociedade 13
5. Considerações finais 16
6. Referências Bibliográficas 17
Os meios de comunicação e sua influência na sociedade brasileira – O Rádio
1. Introdução
A proposta deste seminário é desenvolver a temática da inserção social dos meios de comunicação, no caso o rádio, para avaliar as influências que o veículo exerce ou não sobre a sociedade, e de que modo isso ocorre.
Para chegar a tal ponto, este seminário parte do estudo da regulamentação que o meio sofre, das políticas públicas para seu desenvolvimento, suas relações com a atividade política e seus impactos e influências sociais, aliadas ao estudo das características principais do veículo, incluindo sua audiência, os usos sociais, seu financiamento, sua credibilidade e a importância que desempenha na economia, para traçar o perfil do rádio na atualidade e, assim, demonstrar a sua influência sobre a sociedade brasileira.
2. Caracterização geral do meio
Em 1922, ocorreu a primeira transmissão de rádio oficial no Brasil, por ocasião do Centenário da Independência, com um pronunciamento do então presidente Epitácio Pessoa. No ano seguinte, é inaugurada ag primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Com o golpe de Getúlio Vargas, o rádio foi utilizado como propaganda do governo. Neste período também surgiram diversas rádios de notícias, e em 1935 é criado o programa Hora do Brasil. Tem inicio a Era de Ouro do Rádio, época em que esse meio teve seu apogeu como veículo de massa. O rádio se popularizou e assim começou a transmitir músicas populares como o