Influência Italiana no Sul do Brasil
Brasil
A Imigração Italiana para o Brasil
A imigração italiana para o Brasil foi um dos
maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. A medida que o número de imigrantes e seus descendentes ia crescendo, o Brasil modificava os seus costumes, assim como os imigrantes modificam os seus. É de notar que a influência italiana no Brasil não ocorreu de forma uniforme: enquanto no Sul/Sudeste do País a comunidade italiana era forte e, em certas localidades, chegaram a representar a maioria da população, em outras regiões do País a presença italiana foi quase nula.
Culinária
Diversos pratos que foram incorporados à
alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal ,pizza e espaguete frequentemente a bebida mais frisada e o vinho.
Festa Popular
A Festa da Uva, ou Festa Nacional da Uva
de Caxias do Sul, é uma festa brasileira da cultura italiana e da produção agroindustrial regional que acontece a cada dois anos no município de Caxias do Sul, estado do Rio
Grande do Sul. A edição de 2010 foi realizada entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março.
A festividade exibe desfiles de carros alegóricos, apresentações musicais, escolha da rainha das princesas da festa, além de uma feira de produtos produzidos na região.
Festa Popular
Linguagem
O italiano (neste caso, os dialetos) influenciou o
português do Brasil nas regiões onde houve maior concentração de imigrantes, como foi o caso da cidade de São Paulo ou do nordeste do Rio Grande do Sul. O português falado em São Paulo é "muito mais aberto e menos nasalizado em confronto com o português do Rio de Janeiro. Atualmente, a influência italiana no português falado em São Paulo não é tão grande quanto no passado, embora o sotaque paulistano continue marcado pelo dialeto ítalo-brasileiro que predominava na cidade no início do século XX. É de se notar que a influência italiana no falar paulistano se generalizou bastante, ao ponto de englobar os habitantes da cidade
que