Influência dos aditivos e cargas nas propriedades do papel
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ARTES GRÁFICAS
DISCIPLINA DE QUÍMICA II
“ INFLUÊNCIA DOS ADITIVOS E CARGAS
NAS PROPRIEDADES DO PAPEL ”
CURITIBA
2001
MÔNICA CRISTINA DEMARCHI
THIAGO FIORIN GOMES
“ INFLUÊNCIA DOS ADITIVOS E CARGAS
NAS PROPRIEDADES DO PAPEL”
Trabalho apresentado à Disciplina de Química II, do Curso de Tecnologia em Artes Gráficas, do Centro de Educação Tecnológica do Paraná, ministrada pelo Professor José Carlos Bianchi..
CURITIBA
ABRIL / 2001
1.0 ADITIVOS
O termo aditivo refere-se a substâncias que não tenham como denominação específica pigmento, adesivo ou água. Como regra geral, nenhum aditivo considerado deve exceder ao valor de 2% da quantidade de pigmento. Aos aditivos pertencem dispersantes, controladores de espuma, modificadores de viscosidade “insolubilizadores”, lubrificantes, agentes preservativos e outros.
1. DISPERSANTES
De um modo geral, os dispersantes agem em oposição às forças de atração estabelecidas entre as partículas do pigmento. São, essencialmente, agentes tensoativos, que, na maioria, se dissociam em água, sendo capazes de dispersar os pigmentos, aumentando com isso a fluidez de suspensão. Neste grupo de aditivos , incluem-se:
• Dispersantes sintéticos; • Polifosfatos; • Silicatos; • Proteínas.
Atualmente, os polímeros aniônicos são a classe de produtos mais eficientes disponíveis no mercado como dispersante de pigmentos. Além de reduzir a viscosidade das dispersões de pigmentos e de tintas, estes produtos comportam-se como colóide protetor, proporcionando maior estabilidade ao sistema, e, ainda, possuem boa compatibilidade com outros componentes da tinta. O principal polímero aplicado