Influência do Cinema
Desde 1895, filmes foram feitos para emocionar, alegrar e surpreender seu público. Muitos deles mostram personagens com características bem marcadas. Características que podem ter um leve tom cultural. Seja nas gírias, ou no sotaque, seja no modo de viver ou através de fatos relembrados de acordo com seu lugar de origem. Os filmes tem uma importância cultural muito grande, pois é através deles que descobrimos os costumes de terras longínquas, as quais nunca visitamos.
Os filmes tem o poder de mostrar ao público o que ele não poderia ver na realidade. Ele não é apenas feito de ficções, é também feito de histórias de pessoas que tiveram grande relevância pública ou moldes de vida diferentes dos nossos.
Os filmes infantis contribuem muito para o enriquecimento do intelecto, pois permite as crianças aprenderem a escutar, distinguir palavras e termos utilizados, comunicar sobre as diversas situações vividas pelo personagem da história, relacionar as vivências familiares com as apresentada no filme, dialogar sobre os filmes, comparando vivências, de forma a chegar a conclusões positivas, conseguir compartilhar comportamentos (informar, compartilhar, entusiasmar, repartir sucessos, cooperar), fazer uma reflexão analítica, apontando questionamentos, esclarecendo dúvidas e formulando novas ideias
A cultura veiculada pela mídia ocupa um espaço dominante, podemos dizer, na vida cotidiana de um modo geral. Afirmações como essa já se tornaram lugar comum. Mas elas se justificam na medida em que informam o propósito de abordar esse lugar comum através da análise de imagens que se contextualizam nessa cultura.
"A pedagogia crítica da mídia desenvolve conceitos e análises que capacitam os leitores a dissecar criticamente as produções da mídia e da cultura de consumo contemporâneas, ajudam-lhes a desvendar significados e efeitos sobre sua própria cultura e conferem-lhes, assim, poder sobre seu ambiente cultural" (KELLNER,