Influência da Realidade Aumentada na Educação
A Realidade Aumentada em si.
A realidade aumentada se define principalmente com a capacidade de integrar combinação de elementos virtuais e com o ambiente real (como, por exemplo, através de uma câmera). Atualmente, existe muitas pesquisas sobre o RA e maior parte delas está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador.
Vemos exemplos dessa aplicação em nosso dia a dia, como no futebol, quando temos aquelas medições de velocidade e curva da bola chutada a gol ou em jogadas com impedimento. Os elementos do mundo real são o campo de futebol e os jogadores, e os elementos virtuais são as linhas desenhadas como no rastro da bola ou marcando o impedimento.
O uso da RA na educação.
Como vimos a RA está presente em nosso dia a dia, e na educação tem uma importante influência, através das pesquisas que foram e estão sendo realizadas foram feitas inúmeras ferramentas e aplicações da RA na educação, iremos mostrar alguns exemplos abaixo.
Software de Geografia:
Utilizando a própria webcam em casa.
Podemos ver que esse software de geografia voltada a educação, ao se posicionar o marcador pode se criar vários ambientes geográficos, podendo obter informações de tal ambiente e também podendo ver características internas como as camadas dos planetas ou a altura de montanhas.
Software de Biologia:
Podemos notar que neste software de biologia voltada a educação, podemos ver animais tanto seu exterior quanto interior, podendo fazer estudos aprofundados com informações de cada orgão, região etc, também em orgãos de humanos.
Software Tutor Espacial:
Por meio de um painel fotográfico ou uma maquete e alguns marcadores para a interação, o aluno poderá explorar painéis fotográficos e ambientes tridimensionais, com apoio visual e sonoro. Este software, representando a represa de Itaipu. Essa aplicação