Influência da Mídia nos dias atuais
Estamos envolvidos por uma camada publicitária que deseja vender o seu produto, conquistar o seu espaço em toda sociedade e mais do que nunca impor padrões. Um papel fundamental que a mídia exerce é o consumismo, armada com propagandas e marketing, impondo contra valores na vida das pessoas, os manipulando, para que compre o produto do anunciante da moda, tornando isso uma regra, um código de conduta e inclusão, porque se não compramos não somos aceitos em alguns grupos da sociedade atual.
Pessoas de todas as faixas etárias são induzidas ao consumo, desde a criança que quer ganhar o brinquedo novo e moderno, até o vovô aposentado, que deseja trocar de carro. A publicidade excessiva vem acompanhada de tentadores descontos na marca A, o que obriga a marca B, a cobrir a oferta e assim gira-se a roda da economia.
De fato, a mídia interfere totalmente em nosso cotidiano, é ela quem dita que marca de roupa, tênis, celular estão na moda. Sem falar nos padrões de beleza estabelecidos, que enlouquecem a todos, homens e mulheres na busca do considerado “perfeito”. O alvo da mídia é o contentamento dos investidores, e dos investidores os consumidores, o que faz com que a economia gire em torno de grandes marcas. E que o consumismo seja logicamente maior.
Evidentemente que cuidados com a saúde, a beleza e o bem-estar é essencial para a vida de todos, ajudando a aumentar a nossa autoestima, se sentindo bem consigo, mas não podemos nos deixar influenciar pela vaidade exagerada mostrada nas novelas, filmes, revistas e propagandas, deixando de lado valores pessoais, estilo e vontades próprias, para se enquadrar num padrão social. Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e a nós mesmos