Influência da geometria das nervuras na capacidade de isolamento térmico de lajes nervuradas em situação de incêndio
Porto, 13 a 15 de Junho, 2007
© APMTAC, Portugal 2007
INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DAS NERVURAS NA CAPACIDADE
DE ISOLAMENTO TÉRMICO DE LAJES NERVURADAS EM
SITUAÇÃO DE INCÊNDIO
Carla Neves Costa1, Sérgio Guirado Braga Júnior1 e Valdir Pignatta e Silva1
1: Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Almeida Prado, trav. 2, n° 271 [Ed. Eng. Civil], CEP 05508-900, Cidade Universitária,
São Paulo, SP, Brasil. e-mail: carlac@usp.br, sergiobragajr2000@yahoo.com.br, valpigss@usp.br – web: http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir Palavras-chave: lajes nervuradas, isolamento térmico, incêndio, concreto armado, umidade de equilíbrio.
Resumo. Nos projetos em situação de incêndio, a laje é, usualmente, um dos elementos construtivos que cumpre, simultaneamente, a dupla função corta-fogo e estabilidade estrutural. Em altas temperaturas, as nervuras podem desempenhar dois papéis antagônicos às lajes nervuradas: atuar como aletas, facilitando a transferência de calor por condução entre as faces exposta e não-exposta ao fogo, ou realçar a propriedade de isolamento térmico da laje, dependendo da massividade das nervuras.
A norma brasileira NBR 15200:2004 – “Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio” prescreve dimensões mínimas da capa e das nervuras para assegurar a resistência ao fogo às lajes nervuradas, independente da distância entre as nervuras e da umidade de equilíbrio do concreto.
Este trabalho apresenta os resultados da análise paramétrica das dimensões das nervuras sobre a capacidade de isolamento das lajes, com auxílio do software Super Tempcalc
(TCD v. 5), para a análise térmica em regime transiente de elementos estruturais de concreto, de aço e mistos de concreto & aço, com base na equação diferencial de Fourier para a Transferência de Calor solucionada pelo método dos elementos finitos.
Carla Neves Costa, Sérgio Guirado Braga Júnior, Valdir