Influencias na admistração
* Igreja Católica:
A Igreja Católica estruturou sua organização ao longo dos séculos, com uma hierarquia de autoridade, um estado maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar integração. Com uma organização hierárquica simples e eficiente, sua enorme organização pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: O Papa, cujo poder de comando lhe foi concedido por uma autoridade divina superior.
* Organização Militar:
A organização militar, desde os tempos de Esparta ou Roma, sempre influencio o modo de vida nas organizações e, mais recentemente, também influenciou as teorias administrativas. Seu sistema hierárquico baseado no principio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior), é o núcleo central das organizações militares. Outra contribuição da organização militar é o princípio de direção, por meio do qual todo soldado sabe o que se espera dele e o que ele deve fazer.
Muitos teóricos da administração se basearam na organização militar e em suas estratégias e as adaptaram para serem aplicadas em empresas.
* Revolução Industrial:
A Revolução Industrial (tem suas duas fases) contribuiu indiretamente no sistema administrativo, mas, não chegou a influenciar os princípios de administração das empresas então utilizados.
A principal consequência da Revolução Industrial foi que ela deu origem à organização e à empresa moderna, que se deram por conta de uma series de valores tais como: * Ruptura das estruturas corporativas da idade média; * O avanço tecnológico devido a novas invenções; * A substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção.
* Influência dos Economistas Liberais:
A partir do século XVIII, desenvolvem-se principalmente na Europa e paralelamente as diversas correntes filosóficas, uma grande quantidade de teorias econômicas