Influenciando a Moral: Homossexualidade na Publicidade
Escola de Comunicação e Artes
Influenciando a Moral: Homossexualidade na Publicidade
Nome: Nº USP
Carina Cleto 7586091
São Paulo
2011
Universidade de São Paulo
Escola de Comunicação e Artes
Influenciando a Moral: Homossexualidade na Publicidade
“Texto apresentado para a disciplina CRP0322 - Ética e Legislação Publicitária, ministrada pelo Prof. Leandro Leonardo Batista
Nome: Nº USP
Carina Cleto 7586091
São Paulo
2011
1.0 INTRODUÇÃO
A sociedade ocidental capitalista costuma tomar a liberdade de expressão como uma grande conquista social. Admira-se o direito igualitário entre os cidadãos de expressar o que sentem, as suas opiniões a respeito de temas, a possibilidade de a imprensa abordar assuntos dos mais variáveis possíveis. Essa conquista possibilitou uma evolução na política, na economia e em temas sociais dos mais diversos.
No entanto, é possível afirmar que essa liberdade não é plena e absoluta, e não em função da lei, mas em função da própria sociedade. A moral, definida por Vásquez como “um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens”, impede muitas vezes, naturalmente, que se digam coisas que ferem os princípios morais, como por exemplo um israelense apoiar o nazismo de Hitler em um país de maioria judia, como é Israel.
Em alguns casos, como o citado, a moral inibe a realização de um comentário incoerente. No entanto, em outras situações, a coerência de certa forma de expressão, de certa mensagem, dá espaço a questionamentos e diferentes pontos de vista. Isso é observado com bastante frequência no meio publicitário.
1.1 CONAR
Como se sabe, a publicidade possui um forte apelo coercitivo. Ela permite não apenas a promoção de um produto ou serviço, mas também a venda de um estilo de vida, de um padrão de comportamento, influenciando na forma de pensar de